índice.jpg
E-books: Noções Básicas sobre a Análise do Desenho Infantil e Noções Básicas sobre a Alfabetização

SOBRE O DESENHO

 

O desenho, como já sabemos, é uma das formas que a criança/adolescente usa para expressar o que está sentindo. Se existe algo que incomoda, provavelmente, isso será projetado nas atividades de desenho, uma vez que a projeção nos remete a fatos inconscientes, subconscientes ou conscientes (mas que não são expostas ou verbalizadas). Contudo, para que algo seja projetado no desenho é necessário que haja confiança e estabelecimento de vinculo entre a criança/adolescente e a pessoa que solicita o desenho. 

 

Durante a atividade de desenho, na escola ou no consultório de psicoterapia, podem aparecer alguns indicativos de dificuldades de aprendizagem, distúrbios cognitivos, emocionais e sociais, inclusive, agressividade e violência. É necessário que o educador ou terapêuta tenha conhecimento para analisar o desenho e possa tomar as medidas necessárias, conforme a conduta profissional, código de ética e legislação, baseando-se nos direitos de confidencialidade quanto a exposição da criança/adolescente e sua família.

 

As técnicas projetivas e a análise do desenho têm o objetivo de investigar a rede de vínculos que o sujeito (criança, adolescente ou adulto) possui em três domínios: o escolar/social, o familiar e o consigo mesmo. Em cada um destes domínios, guardando as diferenças individuais, é possível reconhecer três níveis em relação ao grau de consciência dos distintos aspectos que constituem o vínculo da aprendizagem.

 

Por isso, criei um E-book com algumas técnicas básicas de análise do desenho, para que tanto os educadores e gestores escolares quanto os psicopedagogos possam se basear para uma leitura técnica e sistêmica sobre as projeções de seus alunos/pacientes.

 

SOBRE A ALFABETIZAÇÃO

 

A alfabetização é a aprendizagem da leitura e da escrita, sendo um processo fundamental para o desenvolvimento humano, pois por meio dela aprendemos a nos comunicar e compreender a linguagem, é isto que nos torna diferente de outros seres vivos. Através da alfabetização o homem torna-se um ser global, sendo social, psicológico e consequentemente inserido na sociedade. Emilia Ferreiro divide em quatro níveis o processo da alfabetização. Que são: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. Este material é elaborado com base nesta teoria.

 

Volume 01: Noções Básicas sobre a Análise do Desenho Infantil (28 páginas)

Volume 02: Noções Básicas sobre a Alfabetização - Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético (13 páginas)

 

Você receberá no seu e-mail os 2 volumes, por apenas R$ 19,00. 

 

Para comprar os e-books é só preencher o formulário abaixo com os dados e você receberá um link seguro do Mercado Pago para fazer o pagamento como preferir, assim que recebermos o aviso do seu pagamento pelo Mercado Pago enviaremos pra você por e-mail os 2 e-books em pdf.

 

Você conseguirá ler o e-book no seu computador ou celular e ainda imprimir e encadernar. 

Formulário de compra: Desenho e Alfabetização

E-book.JPG
Noções Básicas sobre a Alfabetização.jpg